Apresentação – Conferência Old School 2021

O Que é Um Cristão? Qual a Sua Identidade e a Sua Missão?

Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

Apóstolo Paulo, em 1Coríntios 6.11

A cidade de Corinto encontrava-se em uma importante região da Grécia, que fez dela um grande centro comercial, ao mesmo tempo que um local em que muitas culturas, religiões e costumes se misturavam. Sendo assim, Corinto foi proverbial na antiguidade pela imoralidade, promiscuidade e pecaminosidade de seus cidadãos. O apóstolo Paulo chegou a essa “cidade da destruição” em sua segunda viagem missionária (Atos 18.1-18), disposto a pregar o Evangelho da glória e da graça de Deus para a salvação de todos que se arrependessem e cressem. Ele e seus cooperadores permaneceram em Corinto ministrando à igreja e pregando o Evangelho nas regiões da Acaia por mais de 18 meses, deixando um legado da verdade cristã e uma igreja florescente (Atos 18.9-11,18).

Contudo, algum tempo depois, Paulo recebeu informações de que a Igreja em Corinto se encontrava em sérias dificuldades (1Coríntios 1.10-11, 7.1), colocando em risco a mensagem do Evangelho e a autenticidade do testemunho cristão. Infelizmente, o ambiente pernicioso da sociedade coríntia, as artimanhas satânicas, as constantes tentações mundanas, a imaturidade dos convertidos e uma fraca dedicação à santificação de vida conduziu a congregação naquela cidade a um estado que beirava a perda da identidade distintamente cristã e a manutenção da fé. As cartas aos coríntios foram escritas para reafirmar a verdade bíblica, ao mesmo tempo que resgatar o caráter da vida cristã santificada.

Em 1Coríntios 6.11 Paulo declarou, inequivocamente, que a identidade cristã está vinculada à maravilhosa obra da salvação, que transforma pecadores perdidos em novas criaturas, com nova vida, novo comportamento, novos desejos e novos objetivos. Os antigos valores e condutas, depois da conversão, são rejeitados voluntariamente pelos salvos, sendo substituídos por uma vida de grata adoração, santificação e serviço ao Reino de Deus.

Nos dias que vivemos, em muitos aspectos semelhantes ao contexto de Corinto, te convidamos a vir estudar conosco as Escrituras, para que retornemos ao ensino claro do que é um cristão, qual a sua identidade e a sua missão. Assim poderemos juntos adorar nosso bendito Deus e brilharmos para nossa geração confusa e carente de referenciais piedosos.

Rolar para cima